LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA
Geoffrey Chaucer é chamado de “pai da literatura inglesa” e autor da renomada obra “Canterbury Tales”. A respeito desse texto, é possível afirmar que:
as narrativas do texto são apresentadas de modo independente uma da outra.
a narrativa se destaca pela uniformidade do gênero e do estilo apresentados.
o destaque é dado à forma peculiar com que os personagens são descritos.
a rigidez do estrato social inglês foi o alvo da crítica do autor nessa obra.
os personagens retratados eram as pessoas que compunham a elite da época.
A respeito dos estudos literários na língua inglesa, conforme o texto introdutório do capítulo 1, “Literatura de língua inglesa: períodos anglo-saxônico, medieval e elisabetano”, leia e analise as assertivas a seguir:
(I) essa literatura abrange os textos dos diferentes países que usam esse idioma;
(II) a literatura é uma arte e se desenvolve independente de aspectos sociais, políticos etc.;
(III) os estudos comparativos são importantes na apreciação da arte literária;
(IV) a literatura é uma rica fonte de aprendizagem da língua e da cultura de um povo;
(V) a literatura de língua inglesa se restringe às produções norte-americanas e inglesas.
As assertivas que estão de acordo com o exposto no capítulo 1 são, apenas:
I, II e III.
I, III e IV.
I, III e V.
II, IV e V.
II, III e V.
A respeito de seus estudos da literatura de língua inglesa no período elisabetano, é possível afirmar que:
era uma referência para o fazer literário europeu.
o texto bíblico foi proibido por não ser literário.
a política e a religião eram os temas dos poemas.
seu povo era apaixonado pela expressão poética.
o teatro foi uma forma pouco atraente na época.
“Great Expectations” é uma obra em que Charles Dickens conta a história de Pip, um menino órfão rigidamente criado pela irmã mais velha e cuja vida adulta é mudada por uma herança inesperada. No fragmento a seguir, o olhar do menino Pip traz ao leitor sua irmã:
My sister, Mrs. Joe, with black hair and eyes, had such a prevailing redness of skin that I sometimes used to wonder whether it was possible she washed herself with a nutmeg-grater instead of soap. She was tall and bony, and almost always wore a coarse apron, fastened over her figure behind with two loops, and having a square impregnable bib in front, that was stuck full of pins and needles (DICKENS, 1998, p.10).
Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2016.
O fragmento anterior é uma passagem em que predomina:
a descrição da aparência da personagem feminina.
a descrição dos afazeres da personagem feminina.
a narração de como a personagem feminina se arruma.
a narração de um dia típico da personagem feminina.
a descrição do temperamento da personagem feminina.
Além do consagrado romance “A letra escarlate”, a produção literária de Nathaniel Hawthorne (1804-1864) é composta de inúmeros contos. Dentre eles, destaca-se “O experimento do Dr. Heidegger”.
Leia o fragmento, a seguir, em que a viúva Wycherly, personagem do conto, examinava sua imagem após beber a água da fonte da juventude:
“Por vezes aproximava-se mais do espelho para verificar se uma ou outra ruga ou pé-de-galinha, muito seus conhecidos, tinham realmente desaparecido. Certificou-se, também, de que a neve dos seus cabelos já se derretera totalmente, podendo assim retirar sem perigo a touca respeitável.”
Na passagem destacada em negrito, para mostrar o rejuvenescimento da personagem, a figura de linguagem utilizada foi a:
metáfora.
gradação.
hipérbole.
ironia.
sinestesia.
Leia, a seguir, um fragmento de “Ulisses” do escritor irlandês James Joyce (1882-1941):
“Stephen Dedalus apoiou os braços no último degrau da escada e olhou friamente [...] para a cabeça equina e os cabelos claros sem tonsura, tingidos e matizados como carvalho descorado.”
Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT,975877-1655,00.html. Acesso em: 21 dez. 2012.
Para expressar o modo como Stephen Dedalus vê o personagem Buck Mulligan, Joyce lançou mão da seguinte figura de linguagem:
alegoria.
antítese.
hipérbole.
prosopopeia.
animalização.
Walt Whitman (1819-1892) inaugura uma nova tendência na literatura norte-americana que influenciou os autores que o sucederam. Para ele, na poesia, o conteúdo é mais importante que a forma. Assim, leia a estrofe final de seu poema “Milagres”, na tradução de Leila Maxwell:
Para mim, o mar é um milagre contínuo,
Os peixes que nadam – as rochas – o movimento
das ondas – os navios cheios de homens,
Há milagres mais extraordinários?
Esses versos traduzem a ideia de que:
o oceano e seus seres representam a criação suprema.
as invenções humanas têm mais valor que a natureza.
o eu-lírico coloca em dúvida a grandiosidade do mar.
toda a criação, divina ou humana, deve ser admirada.
o movimento da água do mar é uma metáfora da vida.
A obra-prima do escritor Mark Twain é “As aventuras de Huckleberry Finn” (1884). Autores que o sucederam, como T. S. Elliot, William Faulkner e J. D. Salinger, consideram esse livro o marco inicial da literatura norte-americana moderna. Uma das razões do êxito da história é o tom bem-humorado no tratamento da dualidade:
amor e ódio.
vida e morte.
escravidão e liberdade.
sucesso e fracasso.
prosperidade e miséria.
Leia a primeira estrofe do poema “The Daffodils” ou “Os Narcisos”, em português, de William Wordsworth:
Andava sozinho tal como uma nuvem
Que flutua no alto, por sobre vales e montes,
Quando de repente, eu vi uma multidão,
Uma hoste, de narcisos amarelos
(Tradução Leila Maxwell)
Wordsworth, como precursor do romantismo na Inglaterra, tinha como tema de seus poemas:
as narrativas do texto são apresentadas de modo independente uma da outra.
a narrativa se destaca pela uniformidade do gênero e do estilo apresentados.
o destaque é dado à forma peculiar com que os personagens são descritos.
a rigidez do estrato social inglês foi o alvo da crítica do autor nessa obra.
os personagens retratados eram as pessoas que compunham a elite da época.
A respeito dos estudos literários na língua inglesa, conforme o texto introdutório do capítulo 1, “Literatura de língua inglesa: períodos anglo-saxônico, medieval e elisabetano”, leia e analise as assertivas a seguir:
(I) essa literatura abrange os textos dos diferentes países que usam esse idioma;
(II) a literatura é uma arte e se desenvolve independente de aspectos sociais, políticos etc.;
(III) os estudos comparativos são importantes na apreciação da arte literária;
(IV) a literatura é uma rica fonte de aprendizagem da língua e da cultura de um povo;
(V) a literatura de língua inglesa se restringe às produções norte-americanas e inglesas.
As assertivas que estão de acordo com o exposto no capítulo 1 são, apenas:
I, II e III.
I, III e IV.
I, III e V.
II, IV e V.
II, III e V.
A respeito de seus estudos da literatura de língua inglesa no período elisabetano, é possível afirmar que:
era uma referência para o fazer literário europeu.
o texto bíblico foi proibido por não ser literário.
a política e a religião eram os temas dos poemas.
seu povo era apaixonado pela expressão poética.
o teatro foi uma forma pouco atraente na época.
“Great Expectations” é uma obra em que Charles Dickens conta a história de Pip, um menino órfão rigidamente criado pela irmã mais velha e cuja vida adulta é mudada por uma herança inesperada. No fragmento a seguir, o olhar do menino Pip traz ao leitor sua irmã:
My sister, Mrs. Joe, with black hair and eyes, had such a prevailing redness of skin that I sometimes used to wonder whether it was possible she washed herself with a nutmeg-grater instead of soap. She was tall and bony, and almost always wore a coarse apron, fastened over her figure behind with two loops, and having a square impregnable bib in front, that was stuck full of pins and needles (DICKENS, 1998, p.10).
Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2016.
O fragmento anterior é uma passagem em que predomina:
a descrição da aparência da personagem feminina.
a descrição dos afazeres da personagem feminina.
a narração de como a personagem feminina se arruma.
a narração de um dia típico da personagem feminina.
a descrição do temperamento da personagem feminina.
Além do consagrado romance “A letra escarlate”, a produção literária de Nathaniel Hawthorne (1804-1864) é composta de inúmeros contos. Dentre eles, destaca-se “O experimento do Dr. Heidegger”.
Leia o fragmento, a seguir, em que a viúva Wycherly, personagem do conto, examinava sua imagem após beber a água da fonte da juventude:
“Por vezes aproximava-se mais do espelho para verificar se uma ou outra ruga ou pé-de-galinha, muito seus conhecidos, tinham realmente desaparecido. Certificou-se, também, de que a neve dos seus cabelos já se derretera totalmente, podendo assim retirar sem perigo a touca respeitável.”
Na passagem destacada em negrito, para mostrar o rejuvenescimento da personagem, a figura de linguagem utilizada foi a:
metáfora.
gradação.
hipérbole.
ironia.
sinestesia.
Leia, a seguir, um fragmento de “Ulisses” do escritor irlandês James Joyce (1882-1941):
“Stephen Dedalus apoiou os braços no último degrau da escada e olhou friamente [...] para a cabeça equina e os cabelos claros sem tonsura, tingidos e matizados como carvalho descorado.”
Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT,975877-1655,00.html. Acesso em: 21 dez. 2012.
Para expressar o modo como Stephen Dedalus vê o personagem Buck Mulligan, Joyce lançou mão da seguinte figura de linguagem:
alegoria.
antítese.
hipérbole.
prosopopeia.
animalização.
Walt Whitman (1819-1892) inaugura uma nova tendência na literatura norte-americana que influenciou os autores que o sucederam. Para ele, na poesia, o conteúdo é mais importante que a forma. Assim, leia a estrofe final de seu poema “Milagres”, na tradução de Leila Maxwell:
Para mim, o mar é um milagre contínuo,
Os peixes que nadam – as rochas – o movimento
das ondas – os navios cheios de homens,
Há milagres mais extraordinários?
Esses versos traduzem a ideia de que:
o oceano e seus seres representam a criação suprema.
as invenções humanas têm mais valor que a natureza.
o eu-lírico coloca em dúvida a grandiosidade do mar.
toda a criação, divina ou humana, deve ser admirada.
o movimento da água do mar é uma metáfora da vida.
A obra-prima do escritor Mark Twain é “As aventuras de Huckleberry Finn” (1884). Autores que o sucederam, como T. S. Elliot, William Faulkner e J. D. Salinger, consideram esse livro o marco inicial da literatura norte-americana moderna. Uma das razões do êxito da história é o tom bem-humorado no tratamento da dualidade:
amor e ódio.
vida e morte.
escravidão e liberdade.
sucesso e fracasso.
prosperidade e miséria.
Leia a primeira estrofe do poema “The Daffodils” ou “Os Narcisos”, em português, de William Wordsworth:
Andava sozinho tal como uma nuvem
Que flutua no alto, por sobre vales e montes,
Quando de repente, eu vi uma multidão,
Uma hoste, de narcisos amarelos
(Tradução Leila Maxwell)
Wordsworth, como precursor do romantismo na Inglaterra, tinha como tema de seus poemas:
I, II e III.
I, III e IV.
I, III e V.
II, IV e V.
II, III e V.
A respeito de seus estudos da literatura de língua inglesa no período elisabetano, é possível afirmar que:
era uma referência para o fazer literário europeu.
o texto bíblico foi proibido por não ser literário.
a política e a religião eram os temas dos poemas.
seu povo era apaixonado pela expressão poética.
o teatro foi uma forma pouco atraente na época.
“Great Expectations” é uma obra em que Charles Dickens conta a história de Pip, um menino órfão rigidamente criado pela irmã mais velha e cuja vida adulta é mudada por uma herança inesperada. No fragmento a seguir, o olhar do menino Pip traz ao leitor sua irmã:
My sister, Mrs. Joe, with black hair and eyes, had such a prevailing redness of skin that I sometimes used to wonder whether it was possible she washed herself with a nutmeg-grater instead of soap. She was tall and bony, and almost always wore a coarse apron, fastened over her figure behind with two loops, and having a square impregnable bib in front, that was stuck full of pins and needles (DICKENS, 1998, p.10).
Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2016.
O fragmento anterior é uma passagem em que predomina:
a descrição da aparência da personagem feminina.
a descrição dos afazeres da personagem feminina.
a narração de como a personagem feminina se arruma.
a narração de um dia típico da personagem feminina.
a descrição do temperamento da personagem feminina.
Além do consagrado romance “A letra escarlate”, a produção literária de Nathaniel Hawthorne (1804-1864) é composta de inúmeros contos. Dentre eles, destaca-se “O experimento do Dr. Heidegger”.
Leia o fragmento, a seguir, em que a viúva Wycherly, personagem do conto, examinava sua imagem após beber a água da fonte da juventude:
“Por vezes aproximava-se mais do espelho para verificar se uma ou outra ruga ou pé-de-galinha, muito seus conhecidos, tinham realmente desaparecido. Certificou-se, também, de que a neve dos seus cabelos já se derretera totalmente, podendo assim retirar sem perigo a touca respeitável.”
Na passagem destacada em negrito, para mostrar o rejuvenescimento da personagem, a figura de linguagem utilizada foi a:
metáfora.
gradação.
hipérbole.
ironia.
sinestesia.
Leia, a seguir, um fragmento de “Ulisses” do escritor irlandês James Joyce (1882-1941):
“Stephen Dedalus apoiou os braços no último degrau da escada e olhou friamente [...] para a cabeça equina e os cabelos claros sem tonsura, tingidos e matizados como carvalho descorado.”
Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT,975877-1655,00.html. Acesso em: 21 dez. 2012.
Para expressar o modo como Stephen Dedalus vê o personagem Buck Mulligan, Joyce lançou mão da seguinte figura de linguagem:
alegoria.
antítese.
hipérbole.
prosopopeia.
animalização.
Walt Whitman (1819-1892) inaugura uma nova tendência na literatura norte-americana que influenciou os autores que o sucederam. Para ele, na poesia, o conteúdo é mais importante que a forma. Assim, leia a estrofe final de seu poema “Milagres”, na tradução de Leila Maxwell:
Para mim, o mar é um milagre contínuo,
Os peixes que nadam – as rochas – o movimento
das ondas – os navios cheios de homens,
Há milagres mais extraordinários?
Esses versos traduzem a ideia de que:
o oceano e seus seres representam a criação suprema.
as invenções humanas têm mais valor que a natureza.
o eu-lírico coloca em dúvida a grandiosidade do mar.
toda a criação, divina ou humana, deve ser admirada.
o movimento da água do mar é uma metáfora da vida.
A obra-prima do escritor Mark Twain é “As aventuras de Huckleberry Finn” (1884). Autores que o sucederam, como T. S. Elliot, William Faulkner e J. D. Salinger, consideram esse livro o marco inicial da literatura norte-americana moderna. Uma das razões do êxito da história é o tom bem-humorado no tratamento da dualidade:
amor e ódio.
vida e morte.
escravidão e liberdade.
sucesso e fracasso.
prosperidade e miséria.
Leia a primeira estrofe do poema “The Daffodils” ou “Os Narcisos”, em português, de William Wordsworth:
Andava sozinho tal como uma nuvem
Que flutua no alto, por sobre vales e montes,
Quando de repente, eu vi uma multidão,
Uma hoste, de narcisos amarelos
(Tradução Leila Maxwell)
Wordsworth, como precursor do romantismo na Inglaterra, tinha como tema de seus poemas:
era uma referência para o fazer literário europeu.
o texto bíblico foi proibido por não ser literário.
a política e a religião eram os temas dos poemas.
seu povo era apaixonado pela expressão poética.
o teatro foi uma forma pouco atraente na época.
“Great Expectations” é uma obra em que Charles Dickens conta a história de Pip, um menino órfão rigidamente criado pela irmã mais velha e cuja vida adulta é mudada por uma herança inesperada. No fragmento a seguir, o olhar do menino Pip traz ao leitor sua irmã:
My sister, Mrs. Joe, with black hair and eyes, had such a prevailing redness of skin that I sometimes used to wonder whether it was possible she washed herself with a nutmeg-grater instead of soap. She was tall and bony, and almost always wore a coarse apron, fastened over her figure behind with two loops, and having a square impregnable bib in front, that was stuck full of pins and needles (DICKENS, 1998, p.10).
Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2016.
O fragmento anterior é uma passagem em que predomina:
a descrição da aparência da personagem feminina.
a descrição dos afazeres da personagem feminina.
a narração de como a personagem feminina se arruma.
a narração de um dia típico da personagem feminina.
a descrição do temperamento da personagem feminina.
Além do consagrado romance “A letra escarlate”, a produção literária de Nathaniel Hawthorne (1804-1864) é composta de inúmeros contos. Dentre eles, destaca-se “O experimento do Dr. Heidegger”.
Leia o fragmento, a seguir, em que a viúva Wycherly, personagem do conto, examinava sua imagem após beber a água da fonte da juventude:
“Por vezes aproximava-se mais do espelho para verificar se uma ou outra ruga ou pé-de-galinha, muito seus conhecidos, tinham realmente desaparecido. Certificou-se, também, de que a neve dos seus cabelos já se derretera totalmente, podendo assim retirar sem perigo a touca respeitável.”
Na passagem destacada em negrito, para mostrar o rejuvenescimento da personagem, a figura de linguagem utilizada foi a:
metáfora.
gradação.
hipérbole.
ironia.
sinestesia.
Leia, a seguir, um fragmento de “Ulisses” do escritor irlandês James Joyce (1882-1941):
“Stephen Dedalus apoiou os braços no último degrau da escada e olhou friamente [...] para a cabeça equina e os cabelos claros sem tonsura, tingidos e matizados como carvalho descorado.”
Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT,975877-1655,00.html. Acesso em: 21 dez. 2012.
Para expressar o modo como Stephen Dedalus vê o personagem Buck Mulligan, Joyce lançou mão da seguinte figura de linguagem:
alegoria.
antítese.
hipérbole.
prosopopeia.
animalização.
Walt Whitman (1819-1892) inaugura uma nova tendência na literatura norte-americana que influenciou os autores que o sucederam. Para ele, na poesia, o conteúdo é mais importante que a forma. Assim, leia a estrofe final de seu poema “Milagres”, na tradução de Leila Maxwell:
Para mim, o mar é um milagre contínuo,
Os peixes que nadam – as rochas – o movimento
das ondas – os navios cheios de homens,
Há milagres mais extraordinários?
Esses versos traduzem a ideia de que:
o oceano e seus seres representam a criação suprema.
as invenções humanas têm mais valor que a natureza.
o eu-lírico coloca em dúvida a grandiosidade do mar.
toda a criação, divina ou humana, deve ser admirada.
o movimento da água do mar é uma metáfora da vida.
A obra-prima do escritor Mark Twain é “As aventuras de Huckleberry Finn” (1884). Autores que o sucederam, como T. S. Elliot, William Faulkner e J. D. Salinger, consideram esse livro o marco inicial da literatura norte-americana moderna. Uma das razões do êxito da história é o tom bem-humorado no tratamento da dualidade:
amor e ódio.
vida e morte.
escravidão e liberdade.
sucesso e fracasso.
prosperidade e miséria.
Leia a primeira estrofe do poema “The Daffodils” ou “Os Narcisos”, em português, de William Wordsworth:
Andava sozinho tal como uma nuvem
Que flutua no alto, por sobre vales e montes,
Quando de repente, eu vi uma multidão,
Uma hoste, de narcisos amarelos
(Tradução Leila Maxwell)
Wordsworth, como precursor do romantismo na Inglaterra, tinha como tema de seus poemas:
a descrição da aparência da personagem feminina.
a descrição dos afazeres da personagem feminina.
a narração de como a personagem feminina se arruma.
a narração de um dia típico da personagem feminina.
a descrição do temperamento da personagem feminina.
Além do consagrado romance “A letra escarlate”, a produção literária de Nathaniel Hawthorne (1804-1864) é composta de inúmeros contos. Dentre eles, destaca-se “O experimento do Dr. Heidegger”.
Leia o fragmento, a seguir, em que a viúva Wycherly, personagem do conto, examinava sua imagem após beber a água da fonte da juventude:
“Por vezes aproximava-se mais do espelho para verificar se uma ou outra ruga ou pé-de-galinha, muito seus conhecidos, tinham realmente desaparecido. Certificou-se, também, de que a neve dos seus cabelos já se derretera totalmente, podendo assim retirar sem perigo a touca respeitável.”
Na passagem destacada em negrito, para mostrar o rejuvenescimento da personagem, a figura de linguagem utilizada foi a:
metáfora.
gradação.
hipérbole.
ironia.
sinestesia.
Leia, a seguir, um fragmento de “Ulisses” do escritor irlandês James Joyce (1882-1941):
“Stephen Dedalus apoiou os braços no último degrau da escada e olhou friamente [...] para a cabeça equina e os cabelos claros sem tonsura, tingidos e matizados como carvalho descorado.”
Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT,975877-1655,00.html. Acesso em: 21 dez. 2012.
Para expressar o modo como Stephen Dedalus vê o personagem Buck Mulligan, Joyce lançou mão da seguinte figura de linguagem:
alegoria.
antítese.
hipérbole.
prosopopeia.
animalização.
Walt Whitman (1819-1892) inaugura uma nova tendência na literatura norte-americana que influenciou os autores que o sucederam. Para ele, na poesia, o conteúdo é mais importante que a forma. Assim, leia a estrofe final de seu poema “Milagres”, na tradução de Leila Maxwell:
Para mim, o mar é um milagre contínuo,
Os peixes que nadam – as rochas – o movimento
das ondas – os navios cheios de homens,
Há milagres mais extraordinários?
Esses versos traduzem a ideia de que:
o oceano e seus seres representam a criação suprema.
as invenções humanas têm mais valor que a natureza.
o eu-lírico coloca em dúvida a grandiosidade do mar.
toda a criação, divina ou humana, deve ser admirada.
o movimento da água do mar é uma metáfora da vida.
A obra-prima do escritor Mark Twain é “As aventuras de Huckleberry Finn” (1884). Autores que o sucederam, como T. S. Elliot, William Faulkner e J. D. Salinger, consideram esse livro o marco inicial da literatura norte-americana moderna. Uma das razões do êxito da história é o tom bem-humorado no tratamento da dualidade:
amor e ódio.
vida e morte.
escravidão e liberdade.
sucesso e fracasso.
prosperidade e miséria.
Leia a primeira estrofe do poema “The Daffodils” ou “Os Narcisos”, em português, de William Wordsworth:
Andava sozinho tal como uma nuvem
Que flutua no alto, por sobre vales e montes,
Quando de repente, eu vi uma multidão,
Uma hoste, de narcisos amarelos
(Tradução Leila Maxwell)
Wordsworth, como precursor do romantismo na Inglaterra, tinha como tema de seus poemas:
metáfora.
gradação.
hipérbole.
ironia.
sinestesia.
Leia, a seguir, um fragmento de “Ulisses” do escritor irlandês James Joyce (1882-1941):
“Stephen Dedalus apoiou os braços no último degrau da escada e olhou friamente [...] para a cabeça equina e os cabelos claros sem tonsura, tingidos e matizados como carvalho descorado.”
Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT,975877-1655,00.html. Acesso em: 21 dez. 2012.
Para expressar o modo como Stephen Dedalus vê o personagem Buck Mulligan, Joyce lançou mão da seguinte figura de linguagem:
alegoria.
antítese.
hipérbole.
prosopopeia.
animalização.
Walt Whitman (1819-1892) inaugura uma nova tendência na literatura norte-americana que influenciou os autores que o sucederam. Para ele, na poesia, o conteúdo é mais importante que a forma. Assim, leia a estrofe final de seu poema “Milagres”, na tradução de Leila Maxwell:
Para mim, o mar é um milagre contínuo,
Os peixes que nadam – as rochas – o movimento
das ondas – os navios cheios de homens,
Há milagres mais extraordinários?
Esses versos traduzem a ideia de que:
o oceano e seus seres representam a criação suprema.
as invenções humanas têm mais valor que a natureza.
o eu-lírico coloca em dúvida a grandiosidade do mar.
toda a criação, divina ou humana, deve ser admirada.
o movimento da água do mar é uma metáfora da vida.
A obra-prima do escritor Mark Twain é “As aventuras de Huckleberry Finn” (1884). Autores que o sucederam, como T. S. Elliot, William Faulkner e J. D. Salinger, consideram esse livro o marco inicial da literatura norte-americana moderna. Uma das razões do êxito da história é o tom bem-humorado no tratamento da dualidade:
amor e ódio.
vida e morte.
escravidão e liberdade.
sucesso e fracasso.
prosperidade e miséria.
Leia a primeira estrofe do poema “The Daffodils” ou “Os Narcisos”, em português, de William Wordsworth:
Andava sozinho tal como uma nuvem
Que flutua no alto, por sobre vales e montes,
Quando de repente, eu vi uma multidão,
Uma hoste, de narcisos amarelos
(Tradução Leila Maxwell)
Wordsworth, como precursor do romantismo na Inglaterra, tinha como tema de seus poemas:
alegoria.
antítese.
hipérbole.
prosopopeia.
animalização.
Walt Whitman (1819-1892) inaugura uma nova tendência na literatura norte-americana que influenciou os autores que o sucederam. Para ele, na poesia, o conteúdo é mais importante que a forma. Assim, leia a estrofe final de seu poema “Milagres”, na tradução de Leila Maxwell:
Para mim, o mar é um milagre contínuo,
Os peixes que nadam – as rochas – o movimento
das ondas – os navios cheios de homens,
Há milagres mais extraordinários?
Esses versos traduzem a ideia de que:
o oceano e seus seres representam a criação suprema.
as invenções humanas têm mais valor que a natureza.
o eu-lírico coloca em dúvida a grandiosidade do mar.
toda a criação, divina ou humana, deve ser admirada.
o movimento da água do mar é uma metáfora da vida.
A obra-prima do escritor Mark Twain é “As aventuras de Huckleberry Finn” (1884). Autores que o sucederam, como T. S. Elliot, William Faulkner e J. D. Salinger, consideram esse livro o marco inicial da literatura norte-americana moderna. Uma das razões do êxito da história é o tom bem-humorado no tratamento da dualidade:
amor e ódio.
vida e morte.
escravidão e liberdade.
sucesso e fracasso.
prosperidade e miséria.
Leia a primeira estrofe do poema “The Daffodils” ou “Os Narcisos”, em português, de William Wordsworth:
Andava sozinho tal como uma nuvem
Que flutua no alto, por sobre vales e montes,
Quando de repente, eu vi uma multidão,
Uma hoste, de narcisos amarelos
(Tradução Leila Maxwell)
Wordsworth, como precursor do romantismo na Inglaterra, tinha como tema de seus poemas:
o oceano e seus seres representam a criação suprema.
as invenções humanas têm mais valor que a natureza.
o eu-lírico coloca em dúvida a grandiosidade do mar.
toda a criação, divina ou humana, deve ser admirada.
o movimento da água do mar é uma metáfora da vida.
A obra-prima do escritor Mark Twain é “As aventuras de Huckleberry Finn” (1884). Autores que o sucederam, como T. S. Elliot, William Faulkner e J. D. Salinger, consideram esse livro o marco inicial da literatura norte-americana moderna. Uma das razões do êxito da história é o tom bem-humorado no tratamento da dualidade:
amor e ódio.
vida e morte.
escravidão e liberdade.
sucesso e fracasso.
prosperidade e miséria.
Leia a primeira estrofe do poema “The Daffodils” ou “Os Narcisos”, em português, de William Wordsworth:
Andava sozinho tal como uma nuvem
Que flutua no alto, por sobre vales e montes,
Quando de repente, eu vi uma multidão,
Uma hoste, de narcisos amarelos
(Tradução Leila Maxwell)
Wordsworth, como precursor do romantismo na Inglaterra, tinha como tema de seus poemas:
amor e ódio.
vida e morte.
escravidão e liberdade.
sucesso e fracasso.
prosperidade e miséria.